Vera Daves preside à CMC


Vera Daves é a nova presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), substituindo no cargo Archer Mangueira, que assumiu a titularidade da pasta das Finanças. Vera Daves, que já era administradora executiva da CMC, foi nomeada para o cargo por Decreto Presidencial, datado da passada Sexta-feira (dia 23).
Após a nomeação de Archer Mangueira para o cargo de ministro das Finanças, a presidência da CMC foi assumida interinamente pelo administrador executivo da CMC, Patrício Vilar, que assumiu a gestão corrente da instituição por força do artigo 12 do Estatuto Orgânico da CMC, que prevê automatismos para o caso de vacatura na presidência do órgão que regula o Mercado de Valores Mobiliários em Angola.
Vera Esperança dos Santos Daves nasceu em Luanda, em 18 de Maio de 1983 e é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), instituição onde, ali-ás, é docente de Finanças Públicas e Integração Económica na Faculdade de Economia da UCAN e docente da cadeira de Mercados Financeiros no MBA Executivo promovido pela Católica Business School Alliance.
Foi igualmente colaboradora do Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da UCAN para o Núcleo do Barómetro de Conjuntura. É também co-autora de um Livro sobre Finanças Públicas. Realizou cursos e formações em domínios como Técnicas e Práticas Bancárias (Instituto de Formação Bancária de Portugal), Mercado de Obrigações e Instrumentos Derivados (ICAP), Liderança (OF Consultores) e Gestão do Tempo (OF Consultores).
Desempenhou funções como técnica de Finanças na Sonangol ESSA e como directora do Gabinete de Produtos e Research do Banco Privado Atlântico. É conhecida pela sua participação em vários órgãos de comunicação social, contando várias colaborações em OPAÍS, revista Exame e Rádio Mais. Constituem atribuições da Comissão do Mercado de Capitais, a regulação, supervisão, fiscalização e promoção do mercado de capitais e das actividades que envolvam todos os agentes que nele intervenham, directa ou indirectamente.


Fonte: OPAÍS
Imagem: Reprodução

+ informação encontre no jornal impresso já nas bancas!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.