Muxima em ambiente de festa peregrina
O Santuário da Muxima, no município da Quiçama, vive já um ambiente de peregrinação com a chegada ao local de várias centenas de devotos.
Na vila é visível a exposição de vários objectos religiosos, entre terços, bíblias, camisolas, panos e chapéus estampados com a imagem da “Mamã Muxima” e comerciados por vendedores ambulantes devidamente credenciados e de ocasião.
Igualmente, foram instaladas barracas de comes e bebes (refrescos e água) com preços que variam entre 200, 250,1000 e 1.500 kwanzas.
Cânticos religiosos e louvores são ouvidos de todos os recantos da pequena vila, em animação aos fiéis, muitos dos quais em rezas e pedidos junto da imagem da “Mamã Muxima” na capela e na fortaleza, enquanto alguns próximo de tendas por si montadas.
No centro onde vai ocorrer as distintas celebrações, foram montadas duas tribunas, sendo uma para o presídium e outra para convidados à esta “festa religiosa”, entre os quais o Núncio Apóstolico em Angola, Mons Petar Rajic.
A Peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Conceição da Muxima decorre, nos dias 03 e 04 de Setembro do ano em curso, sob o lema “Nossa Senhora da Muxima, Mãe da misericórdia, rogai por nós!”.
A Eucaristia solene de abertura vai ser presidida, sábado, as 18H00, pelo Bispo da Diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, antecedida de uma outra, as 7H00, do mesmo dia, a ser celebrada pelo Reitor do Santuário, padre Albino Reyes, além de diversas actividades.
O momento mais alto da celebração acontece domingo, as 9H00, com uma Eucaristia de Encerramento, pelo Núncio Apostólico em Angola, Mons Petar Rajic.
Colaborador (s): Jairo Costa
Sem comentários: