Mina do Lulo extrai diamante com mais de 100 quilates
Foi extraído mais um diamante de grande dimensão na mina de Lulo. A mina já foi palco do maior diamante explorado em Angola,com 404 quilates.
O novo diamante extraído na mina de Lulo, província da Lundanorte, tem cerca de 104 quilates. Esta descoberta será responsável por um aumento das receitas da multinacional australiana operadora do projecto, Lucapa Diamond Company, segundo declarações da empresa. A mesma revelou que a qualidade excepcional dos diamantes extraídos na mina que explora elevou o preço por quilate dos diamantes ai extraídos para 2.100 USD, quase 20 vezes o preço médio de cada quilate de diamante no mundo, de 120 USD. A mina já foi palco da extracção do maior diamante encontrado em Angola em Fevereiro, com 404 quilates, e da descoberta de um diamante rosa de 38,6 quilates.
Espaço Internacional
Nos Estados Unidos da América, a Reserva Federal dos EUA (Fed) decidiu manter a taxa de juro em 0,50%. A Fed decidiu manter as taxas de juro em 0,50% na recente reunião do Comité de Política monetária de Setembro, optando assim em adiar por mais algum tempo o aumento das taxas de juros de referência. Ainda assim, a instituição não descartou a possibilidade de que ocorra um novo aumento da taxa de juro no ano corrente desde que se registem progressos significativos do emprego e inflação, lembrando que o último aumento verificou-se em Dezembro do ano transacto após 9 anos de estabilidade.
No Japão, o Banco Central esforça- se para contrariar a deflação. O Banco do Japão que já tem a taxa de juro de referência em -0,1% e um programa de compra de dívida pública de 80.000 mil milhões JPY por ano, optou em recorrer a novos instrumentos de combate a deflação. O Banco Central se compromete a manter as taxas de juro dos títulos de dívida pública japonesa a um nível igual ou inferior a zero, o que se traduz no compromisso de comprar qualquer título que atinja esse valor, assegurando a manutenção das taxas de juro de longo prazo independentemente das variações do mercado.
A segunda medida anunciada pelo BoJ foi que o mesmo se compromete a intervir, como mais compras de activos nos mercados, até que a inflação exceda o objectivo de 2%. Com as medidas adoptadas o BoJ tenta influenciar a inflação de longo prazo, através de uma estratégia de gestão das expectativas. Na África do Sul, a taxa de inflação caiu de 6% para 5,9% em Agosto, o mínimo dos últimos 9 meses. A taxa de inflação homóloga caiu de 6% em Julho para 5,9% em Agosto, o nível mais baixo desde Dezembro de 2015 quando atingiu 5,2%. O desempenho do indicador, suportado pelo fortalecimento do Rand nos últimos meses, gera expectativas de que o banco central mantenha inalterada a taxa de juro na reunião do Comité de política monetária na próxima semana.
Destaques da Agenda Económica
Na França, será divulgado o indicador de confiança do negócio de Setembro, esperando-se que se situe em 101 pontos. Na zona euro, o realce recai sobre a confiança do consumidor de Setembro, cuja expectativa aponta para que atinja -8,2 pontos
Fonte: OPAÍS
Imagem: Reprodução
Sem comentários: