Etiópia perplexa após Trump reclamar influência nas negociações de paz


A Etiópia está a reagir com perplexidade a um vídeo do Presidente norte-americano, Donald Trump, que diz ter contribuído para o Prémio Nobel da Paz e a a afirmar que fez "um acordo" para salvar o país.




"Eu fiz um acordo, eu salvei um país. E acabei de ouvir que o líder desse país recebeu um Prémio Nobel da Paz por ter salvado o país", afirmou Trump durante o primeiro comício eleitoral do ano, em Ohio, não tendo nomeado qualquer país.

"Tive alguma coisa a ver com isso? Sim, mas é assim que as coisas são", acrescentou o Presidente norte-americano no regresso à campanha para as eleições presidenciais deste ano.

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi distinguido, em dezembro de 2019, com o Prémio Nobel da Paz, atribuído pela Academia Sueca por ter alcançado a paz com a rival Eritreia e por ter conduzido várias reformas.

O gabinete de Abiy Ahmed, questionado pela Associated Press, não comentou as afirmações.

As declarações estão a provocar perplexidade na Etiópia, com alguns etíopes a considerarem que se trata deste acordo de paz com a Eritreia.

Ainda assim, a mesma agência cita uma fonte que acredita que Trump se referia à influência nas negociações entre Egito e Etiópia para a construção da Grande Barragem do Renascimento da Etiópia.

Egito considera que a construção desta barragem, no Nilo Azul, um dos principais afluentes do rio Nilo, irá prejudicar o abastecimento de água no seu país.

Os Estados Unidos da América estão a mediar as negociações nesta disputa. Os ministros dos dois países, em conjunto com o Sudão, deverão reunir-se na segunda-feira, em Washington, para abordar a mais recente quebra nas conversações, na quinta-feira.

"Ele estava a falar do Egito e a Etiópia", referiu o responsável, que prestou as declarações sob anonimato, uma vez que não estava autorizado a contactar a comunicação social.

"O Presidente Trump acredita mesmo que evitou uma guerra, mas tal não é o caso", concluiu o responsável.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.