Mais de 500 padarias multadas por boicote na distribuição de pão
Mais de 500 padarias foram sancionadas nos últimos dias na Venezuela, por alegado boicote na distribuição de pão e outros delitos contra "os direitos do povo", numa operação em que já foram fiscalizados 1.700 estabelecimentos comerciais.
As multas foram anunciadas pelo superintendente William Contreras, numa entrevista ao canal de televisão estatal Venezuelana de Televisão (VTV), durante o qual vincou que nalguns casos foram detidos empregados dos estabelecimentos comerciais.
"Há um boicote no processo de distribuição do pão, na forma em que se distribui o trigo para padarias, dos moinhos às distribuidoras por atacado, e à venda a retalho. Depois, o processo de elaboração do pão não se faz de maneira contínua", explicou.
Na Venezuela, um importante número de padarias é propriedade de empresários portugueses e administradas por luso-venezuelanos, alguns dos quais estão detidos desde há vários meses, quando as autoridades iniciaram este tipo de fiscalizações.
Segundo o superintendente William Contreras, atualmente, as padarias têm matéria prima para a produção, sendo condenável que mantenham o povo a fazer filas para comprar pão.
Por outro lado, explicou que, junto dos estabelecimentos, há pessoas que cumprem funções de segurança e controlo das filas, sem estarem devidamente acreditadas para tal e que retêm os bilhetes de identidade dos cidadãos, limitam a quantidade de pessoas que entram nas padarias, uma prática que "é inconstitucional".
"Onde houver uma fila e violações deste tipo deve ser detido o administrador da empresa e as pessoas que incorrem em práticas que violam os direitos individuais, porque não são atos somente de especulação, é boicote, desestabilização económica, violação dos direitos individuais, condicionamento da venda, delitos que estão tipificados na Lei de Preços Justos", justificou.
Durante as fiscalizações a Superintendência de Preços Justos detetou ainda casos de "indevido condicionamento" no pagamento com cartão de débito (multibanco) ou de alimentação (tickets restaurant) a um valor mínimo de compra ou ao cobro de uma comissão.
Imagem: iStock
Sem comentários: