Um milhão de cidadãos já actualizaram o registo

Mais de um milhão de cidadãos em todo o país já actualizaram os seus dados eleitorais, informou ontem, em Luanda, o ministro da Administração do Território.


 Bornito de Sousa, que falava durante um acto decorrido na Cidadela Desportiva e que visou o cadastramento de professores da capital do país, revelou que o cidadão Adelino Satende, de 54 anos, natural de Camacupa, província do Bié, foi o número um milhão a fazer a actualização do seu registo, na segunda-feira desta semana. 

Não obstante a afluência dos cidadãos, Bornito de Sousa apelou, mais uma vez, a todos os angolanos maiores de 18 anos que têm cartão de eleitor a fazerem a actualização presencial dos dados nos postos existentes. 


Os cidadãos já registados que perderam o seu cartão de eleitor devem dirigir-se, a partir do mês de Outubro, em data a ser indicada, nos postos de registos para obterem a segunda via do referido cartão. Ainda no próximo mês, arranca a fase de registo de novos eleitores.
“A dinâmica e a participação dos cidadãos são boas. O número de brigadistas envolvidos vai crescer em função das necessidades e acho que estamos num bom caminho”, assegurou o ministro. Neste momento, disse, são registados por dia, em média, cerca de 40 mil cidadãos. 


O processo envolve mil brigadistas, um número que vai crescer para quatro mil e 500 nos próximos dias. Em relação ao défice de fiscais nos postos de registo eleitoral, Bornito de Sousa explicou que a presença ou não de agentes credenciados nos locais de registo depende dos partidos políticos. “A participação dos fiscais não é obrigatória, depende dos partidos”, disse o ministro, antes de referir que o processo está bem estruturado e o número de fiscais credenciados está acima dos 95 por cento na maior parte dos partidos.


Reafirmou que o processo está a ser realizado em todas as províncias do país, embora tenha admitido que “uma ou outra localidade de difícil acesso ainda não foi atingida”. Seja como for, acrescentou, o processo vai chegar a todos os cantos do território nacional. Nas áreas de difícil acesso, o Ministério da Administração do Território prevê contar com o apoio de meios aéreos das Forças Armadas Angolanas. 



Ao dirigir-se aos professores, o ministro da Educação, Pinda Simão, agradeceu a presença destes por acederem ao convite do ministério para participarem no processo de actualização do registo eleitoral, um acto que, em seu entender, simboliza “o dever precioso do cidadão angolano”. 


Pinda Simão pediu ainda aos presentes para sensibilizarem outros professores, familiares e a sociedade a fazerem a sua prova de vida, para beneficiarem  do direito de voto. O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, apelou, ontem na cidade do Huambo, aos militantes do seu partido para afluírem aos postos de registo eleitoral, para fazerem a prova de vida e actualizarem os dados da base eleitoral, para que possam exercer o seu direito de voto em 2017.

Importância do processo


Raúl Danda, que falava durante um encontro com os quadros, amigos e simpatizantes da UNITA, disse ser importante transmitir aos cidadãos em idade eleitoral a importância do processo, para que estes possam participar activamente nas próximas eleições. 


“Os angolanos são chamados a cumprir com um dever de cidadania e, para tal, devem aderir aos postos de registo eleitoral para, posteriormente, participar nas eleições gerais de 2017”, afirmou.  


Durante a sua estada de sete dias no Huambo, o vice-presidente da UNITA desloca-se em visita de trabalho aos municípios do Mungo e Bailundo, onde vai manter um encontro com o rei Ekuikui V, Armindo Kalupeteca.


Na cidade do Huambo, o programa reserva visitas às unidades orgânicas da Universidade José Eduardo dos Santos, Hospital Municipal do Cambiote e, aos serviços penitenciários, entre outras instituições.  

Estudantes do Luena

Centenas de estudantes com idade eleitoral das escolas do ensino médio sedeadas na cidade do Luena, província do Moxico, foram ontem incentivados a afluírem aos postos de registos, durante a segunda fase que arranca no mês de Outubro.


 A vice-governadora do Moxico para os Assuntos Políticos e Sociais, Adriana Cacuassa Bento, que cumpre um calendário de encontros com a sociedade civil sobre a actualização de dados eleitorais, realçou a necessidade de cada estudante com idade eleitoral actualizar os seus dados nos postos de registos mais próximos.


Referiu que só com os dados devidamente actualizados é que o cidadão vai ter direito de escolher o partido que vai dirigir o país nos próximos cinco anos. O registo eleitoral, disse, “é um dever e direito de cidadania, por isto, todos têm a missão de participar e transmitir aos outros esta tarefa tão importante na vida do país”.






Fonte: Jornal de Angola
Imagem: Reprodução

+ informação encontre no jornal impresso já nas bancas!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.