Exportação de mármores está em alta
Angola prevê aumentar a exportação de rochas ornamentais de 35 mil para 38 mil metros cúbicos, em 2018, ano em que a produção vai atingir os 65 mil metros cúbicos contra os actuais 60 mil, anunciou ontem, em Luanda, o ministro da Geologia e Minas.
Francisco Queiroz, que falava durante a visita efectuada à empresa Ferrangol, esclareceu que existem no país 14 empresas já a produzir, nas províncias da Huíla, Namibe, Cuanza Sul, Benguela e Cuanza Norte e a estas juntam-se mais nove cujos projectos já foram aprovados pelo Executivo.Para o ministro, com os 23 projectos em execução, aumenta a produção e a exportação das rochas ornamentais e, por consequência, mais receitas fiscais e cambiais entram nos cofres do Estado. “O aumento é resultado da facilitação do Executivo feito a alguns produtores com necessidade de obterem recursos cambiais para pagar serviços, o que explica o sucesso dos programas dirigidos para o efeito”, ressaltou o ministro.
São países importadores das rochas ornamentais de Angola, sobretudo o granito negro, os Estados Unidos de América, os Emirados Árabes Unidos e da Europa.
Fonte: Jornal de Angola
Imagem: Reprodução
Sem comentários: