7 ótimos motivos para comer amêndoas hoje mesmo
As amêndoas fazem parte da alimentação da maioria das pessoas, sendo consumidas “sozinhas” ou dando mais sabor a receitas salgadas e doces, além de serem super aliadas daqueles que seguem uma alimentação saudável.
Extremamente nutritivas, as amêndoas são ricas em fibras, proteínas, vitamina E, entre outros nutrientes importantes para a saúde. São fáceis de serem adicionadas na dieta e podem ser encontradas/consumidas de diversas maneiras: inteiras (com casca), crua sem casca, torrada (com ou sem sal), como farinha, leite e até manteiga. Isso tudo sem falar do conhecido óleo de amêndoas, um produto cosmético extremamente versátil e muito utilizado no universo da beleza!
7 - motivos para comer amêndoas
Controle de colesterol: uma das melhores fontes de vitamina E na natureza, a amêndoa auxilia no controle do colesterol, conforme destaca Nina. Ao aumentar o colesterol bom (HDL), que retira moléculas de gordura do sangue, esse tipo de alimento ajuda inclusive a diminuir o risco de ataques cardíacos.
Aliada da beleza: também por ser fonte abundante de vitamina E, a amêndoa contribui para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Tem ainda propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e ajudando a evitar o envelhecimento precoce.
Prevenção ao câncer: Nina destaca que, por ter propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres, a amêndoa atua na prevenção do câncer.
Bom funcionamento do intestino e controle da glicemia: Nina explica que, por ser rica em fibras, a amêndoa atua no bom funcionamento intestinal e no controle da glicemia.
Evita a retenção de líquidos: “se incluída na rotina alimentar, a amêndoa ajuda no combate à retenção de líquido, por conter magnésio e potássio, embora não seja um alimento diurético”, explica Nina.
Ajuda na prevenção à osteoporose: de acordo com Nina, a amêndoa é uma ótima fonte de cálcio, muito importante para quem teme a osteoporose.
Aliada do coração: as sementes ainda são protetoras do sistema cardiovascular, de acordo com Nina. “Uma pesquisa da Universidade de Tufts provou que os flavonoides da casca das amêndoas diminuem o risco das doenças cardíacas. As amêndoas ainda ajudam a reduzir a presença e o impacto de proteínas C-reativa, que causam inflamações nas artérias”, diz a nutricionista.
Fonte: Dicasdemulher
Imagem: Dicasdemulher
Sem comentários: