Plano para comer menos carne e mais vegetais em três semanas
As ‘segundas-feiras sem carne’ devem repetir-se em mais dias da semana.
Comer menos carne e mais vegetais é o desafio de um grande leque de pessoas, especialmente daquelas que veem a braços com problemas cardiovasculares, de diabetes ou excesso de peso.
O consumo de carne – em particular de carne vermelha e/ou processada – está associado a alguns de problemas de saúde que podem ser atenuados se não mesmo evitados com um aumento da quantidade de frutas e vegetais ingeridos diariamente. E é isso mesmo que a revista Time prova no seu site com a publicação de um plano alimentar de três semanas criado pela autora Kate Geagan e que permite não só comer menos carne e mais vegetais, como ganhar mais saúde e anos de vida. Vamos a isso?
Semana 1
Para começar, nada de radicalismos. O mais indicado é reduzir quantidades e variar o tipo de proteína que se ingere ao longo da semana, trocando, por exemplo, a carne vermelha por cogumelos e a carne branca por feijões ou ervilhas.
Para quem não quer dizer ‘não’ à carne, o truque está na regra 50-50, ou seja, de uma porção de proteína, 50% deve ser de origem animal e 50% de origem vegetal.
Semana 2
Assim que o consumo de proteínas de origem vegetal começa a ser já comum, há que tornar estes alimentos protagonistas da refeição, excluindo, uma ou outra vez, a inclusão de carne e ovos do almoço e/ou jantar.
Semana 3
Esta é a semana decisiva e aquela que vai determinar o quão capaz será de dizer ‘adeus’ à carne – mesmo que seja de vez em quando. Como se lê na Time, esta terceira semana é a semana em que o maior consumo de vegetais e proteínas vegetais deverá passar a ser visto como uma rotina.
Escolher alguns dos pratos vegetarianos preferidos e guardá-los para os momentos de indecisão pode ser uma boa estratégia para resistir à carne.
Se ficou entusiasmado e pensa em seguir uma dieta vegan, eis tudo o que precisa de saber (e como pode estar a ser amigo da sua saúde).
Fontes: Notícias ao Minuto
Sem comentários: