João Lourenço rende homenagem ao “Pai da Turquia Moderna”
O Presidente da República, João Lourenço, homenageou, esta terça-feira (27), em Ankara (Turquia), Kamel Ataturk, considerado "Pai da Turquia Moderna", com a deposição de uma coroa de flores no mausoléu em sua honra.
Essa foi a primeira actividade do Chefe de Estado angolano no quadro da sua visita a esse país, onde se encontra desde segunda-feira, a fim de discutir com as autoridades locais estratégias para o reforço da cooperação bilateral.
Ataturk, chamado Mustafá Kemal Paschá até 1934, é venerado como o criador da Turquia moderna (Ataturk significa, em turco, "Pai da Turquia").
Começou a carreira política em 1905, ao fundar uma organização militar secreta, embrião do Movimento dos Jovens Turcos, cuja liderança assumiu em 1908.
Chegou a Presidente da República Turca em 1923 e fez significativas reformas (sistema judicial inspirado nos dos países europeus, monogamia, alfabeto latino, indumentárias ocidentais e restrições religiosas), bem como o estabelecimento de um Estado unitário.
Ainda esta terça-feira, João Lourenço tem previsto um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, e vai testemunhar a abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países e a assinatura de vários acordos.
Sem comentários: