Samsung está a prometer SSDs que nunca morrem!

Talvez seja boa ideia ficar atento ao que a Samsung está prestes a trazer para o mercado de armazenamento. Afinal de contas, um SSD ‘imortal’ é algo que provavelmente vai querer ter no seu PC.


Quer use um SSD ou HDD no seu PC, sabe que o seu armazenamento está quase sempre em risco, visto que qualquer drive irá eventualmente chegar ao fim da sua vida.

Dito isto, claro que os discos rígidos tradicionais (HDD) começam a dar alguns sinais de que estão a ‘morrer’, o que nos permite tomar algumas precauções. Por outro lado, os SSDs gostam muito de falhar de um momento para o outro… Pelo menos tem sido assim até agora! É que a Samsung está a trabalhar numa tecnologia bastante interessante para os seus novos SSD PCIe 4.0.
Portanto, caso um chip de memória NAND falhe dentro de um SSD, toda a unidade vai para o lixo. No entanto, no caso dos novos modelos da Samsung, vai ser possível detetar os chips problemáticos, movendo os dados para outros sítios da drive. Ou seja, apesar de a drive ficar com menos espaço disponível, não irá perder os dados, nem ficar inutilizada.
Dêem as boas vindas à tecnologia Samsung FIP (Fall in Place)!
Muito resumidamente, o FIP permite à drive lidar com qualquer problema que possa acontecer nos seus chips de memória. E pelos vistos, esta medida de proteção não funciona apenas para 1 ou 2 chips de memória. Enquanto existirem chips ativos, a drive irá permanecer funcional.
Ou seja, em vez de ‘morrer’, o SSD vai continuar a disponibilizar todo o armazenamento que os chips funcionais conseguem oferecer. Mas a coisa não fica por aqui! Além de proteger a informação e manter o SSD vivo, a tecnologia da Samsung também faz scan aos dados antes de os mudar de sítio. (A Samsung está basicamente a oferecer um serviço de recuperação de dados!)
Quando é que esta tecnologia chega ao mercado?
Para começar, a Samsung vai lançar os primeiros modelos (PM1733 PM1735) com suporte à tecnologia para o mundo dos centros de dados. Algo que faz todo o sentido, visto que nesta área, qualquer coisa que minimize a necessidade de troca de drives é super bem vinda.
Infelizmente, ainda não sabemos quando é que a tecnologia irá chegar ao mercado tradicional de consumo. Mas tendo em conta a evolução do mundo dos SSDs, não deverá tardar. (Os preços estão a ficar tão baixos, que a implementação de novas tecnologias é quase obrigatória para manter os preços e margens altas).

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.