MPLA refuta "manobras" para adiamento das eleições autárquicas

O líder do grupo parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca, refutou hoje (sexta-feira) informações segundo as quais o seu partido estaria a realizar "manobras" para o adiamento das eleições autárquicas, previstas para este ano.



Segundo o político, o MPLA não tem medo das eleições autárquicas, “antes pelo contrário é o partido que mais está interessado em concretizar esse imperativo constitucional e cumprir uma promessa do Titular do Poder Executivo, João Lourenço, durante a campanha eleitoral” (2017).

Américo Cuononoca falava à imprensa, no final da conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, que definiu a agenda para a realização da próxima reunião plenária da Assembleia Nacional do dia 23 deste mês.

O parlamentar disse que o MPLA está pronto para enfrentar as eleições autárquicas, lembrando que nas eleições gerais de 2017, o partido no poder venceu na maior parte dos municípios do país.

As eleições autárquicas estão previstas para o ano em curso (2020) e, dada a sua relevância, deve ser uma das questões centrais desta sessão legislativa que encerra em Agosto próximo.

O líder do PRS, Benedito Daniel, sublinhou que as eleições autárquicas em momento algum foram anuladas.

Alexandre Sebastião, da CASA-CE, notou que as eleições autárquicas não podem ser vistas como um empecilho, porque fazem parte do processo democrático.

Na sua óptica,  um Estado democrático é aquele que transfere os poderes do centro para a periferia.  

Por sua vez, Liberty Chiaka, da UNITA, que se estreia nas conferências dos presidentes dos grupos parlamentares, acredita que o compromisso feito pelo Estado deverá ser assumido nos debates na especialidade, previstos para os meses de Fevereiro e Março.

“Apesar de alguma pressão, acreditamos que existe tempo e vontade política para a concertação”, concluiu.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.