Ativistas pedem à Fundação Nelson Mandela para retirar convite feito a Obama

Ativistas pedem à Fundação Nelson Mandela para retirar convite feito a Obama,

Está havendo pressão sobre a Fundação Nelson Mandela para retirar um convite ao ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que deve viajar à África do Sul no próximo mês para realizar a palestra anual da ONG, que este ano marca o centenário de nascimento do ícone anti-apartheid.


Em uma carta aberta , o grupo de defesa Cage Africa disse que durante seu mandato de oito anos como presidente e comandante-chefe do exército dos EUA, Obama foi diretamente responsável por uma expansão massiva das operações militares dos EUA na África , incluindo operações especiais e ataques de drone.


"Dar a este homem uma plataforma seria o mesmo que tolerar essas ações, algo que Nelson Mandela certamente teria enfrentado", dizia a carta, publicada no início deste mês.


"Isto é especialmente pertinente, dado o legado de Nelson Mandela como um indivíduo que também já foi designado como 'terrorista' e sofreu tortura e prisão como resultado, e que apesar disso é agora considerado como uma das figuras proeminentes da justiça em todo o mundo. "

A 16ª palestra anual da ONG está marcada para 17 de julho em Joanesburgo. Estima-se que 9 mil pessoas participem do evento, no qual Obama deverá falar sobre "Renovar o legado de Mandela e promover a cidadania ativa em um mundo em mudança".

Karen Jayes, porta-voz da Cage Africa, disse à Al Jazeera que a falha em rescindir o convite consolidaria a crença de que a Fundação Nelson Mandela "é parte do que muitos vêem como a 'branqueamento' do legado de Mandela"., https://www.plumangola.com/2018/06/ativistas-pedem-a-fundacao-nelson-mandela-para-retirar-convite-feito-a-obama/, Staline Satola

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.