Alerta para fortes chuvas no norte do país
O director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou sábado, na cidade do Uíge, durante o acto de lançamento de dados das previsões da época chuvosa 2016/2017, a ocorrência de chuvas fortes acompanhadas de ventos, relâmpagos, trovoadas e granizo nas regiões norte e leste do país.
Domingos do Nascimento revelou que em algumas províncias do sul do país, com realce para a Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Namibe, podem registar-se períodos de estiagem.
Para as regiões onde vão ocorrer chuvas fortes, Domingos do Nascimento apelou a um melhor aproveitamento do fenómeno, sobretudo na maximização da produção agrícola, tendo alertado para uma maior prevenção sobre possíveis sinistros e calamidades naturais.
“É um acto de alerta para o país preparar-se melhor neste período. Os agricultores devem planificar melhor as suas actividades com o aproveitamento das previsões do INAMET, que lhes vão ajudar a direccionar as suas culturas. O Ministério da Saúde deve também estar preparado para prevenir doenças sazonais, como o paludismo, a cólera e a malária”, alertou.
Domingos Nascimento exortou também os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, administradores municipais e comunais, autoridades tradicionais e a sociedade civil a reforçarem as suas acções de sensibilização das populações para evitar danos materiais e humanos devido às calamidades naturais e sinistros.
Fonte: Jornal de Angola
Imagem: Mavitidi Mulaza
Sem comentários: