7 truques de persuasão para você dominar a mente de alguém
Quais táticas você adota, quando quer persuadir alguém, a fazer exatamente o que você deseja que façam para você?
Algumas pessoas gostam de comprovar o que dizem por meio de dados e informações, outras tentam manipular e já alguns apelam para modos que unem isso tudo.
Publicidade
Um estudo do Business Insider listou alguns truques para você conseguir persuadir as pessoas e dominar a mente de qualquer um que você queira. Confira:
1 – Busque ser repetitivo em seu discurso
A retórica com elementos de repetição é uma estratégia muito utilizada por oradores famosos. A repetição pode ser muito irritante, em alguns contextos, mas se você enfatiza uma ideia que julga ser muito importante por meio do discurso, a repetição pode te ajudar a conquistar pontos positivos.
Em um texto ou algum áudio, a repetição pode ser irritante, mas, no campo do discurso, se torna um ponto positivo.
2 – Descarte a exigência e as reclamações
Deixe as reclamações e as exigências de lado. De acordo com John Brandon de Inc., busque se apoiar pelo lado da honestidade e da boa educação.
Tente ser sincero, mantenha uma voz calma, firme e convincente. Ele conta que “Algumas pessoas entendem que a persuasão consiste em ficar bajulando os outros. Então, você tenta enganar o interlocutor, geralmente com uma atitude severa ou uma voz exigente, demandando algo. Mas isso geralmente não funciona na prática”.
3 – A importância de um contato visual
O contato visual é muito importante. E para você ser uma pessoa persuasiva, é bom ser claro na sua linguagem corporal.
Não mexa demais o corpo, não balance muito, não cruze os braços ou enfie as mãos no bolso e as mantenha sempre em um local visível. O estudo aponta que, quando você preferir se sentar, não fique curvado para frente e mantenha a postura correta. Deixar no olhar no olho, dar atenção não é algo positivo.
4 – Faça as pessoas gostarem de você
De acordo com Robert Cialdini, autor do livro “O poder da persuasão“, fazer o outro gostar de você é uma grande “arma de influência“. S
egundo a Associação Americana de Psicologia, “quando se tem uma boa percepção a respeito de uma pessoa, é mais provável achar que essa pessoa é persuasiva.”
5 – Busque a contextualização voltada para o apelo emocional
De acordo com o wikihow, “esse processo usa sutilmente palavras com um forte apelo emocional para fazer com que as pessoas tomem o seu lado da questão.
Para contextualizar um argumento de persuasão, escolha palavras que evoquem imagens (positivas, negativas ou neutras) na mente do seu público-alvo.
Mesmo com outras palavras ao redor, uma única contextualização pode ser de uma eficácia e tanto. Outro exemplo que ilustra essa teoria é a diferença entre dizer “Ter um celular vai me poupar dores de cabeça” e “Ter um celular vai me dar mais segurança”. Reflita sobre qual palavra é mais eficaz para a sua mensagem: “dores de cabeça” ou “segurança”.
6 – Faça as pessoas se identificarem com você
De acordo com o wikihow, “Um modo eficaz de tirar proveito dessa técnica é ser visto como um líder – mesmo que você não tenha uma posição oficial de liderança. Use seu carisma e passe auto-confiança.
Desse modo, vão levar suas opiniões muito mais a sério. Se você está lidando com alguém que provavelmente não o considera como uma autoridade (por exemplo, um diretor da empresa ou a sua sogra), ainda assim pode-se usar a mania de pertencer ao “rebanho” a seu favor. Como quem não quer nada, elogie um líder admirado por essa pessoa. Provocando pensamentos positivos na mente da pessoa a respeito de alguém que ela admira, você acaba associado ao ídolo e às qualidades dele.”
7 – Faça os outros quererem te ajudar
De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a reciprocidade é um fator importante na persuasão. Segundo a revista época, “As pessoas tendem a se sentir mais confortáveis e dispostas a ajudar indivíduos que demonstram que também podem fazer alguma coisa em troca. Então, não é má ideia estabelecer relações com pessoas que te devem alguns favores.”
O que achou destas técnicas de persuasão? Mande seu comentário para gente!
Sem comentários: