Usa esponja de banho? Eis porque a deve deitar fora
Se usou a sua esponja esta manhã, é muito provável que a queira deitar ao lixo depois de ler este artigo.
Com diversas cores e texturas, as esponjas de banho estão nas casas de banho de inúmeras famílias. Provavelmente até tem uma e usou-a esta manhã.
Mas, apesar de ajudar a esfoliar a pele, estas esponjas de banho não são assim tão benéficas. Aliás, segundo o New York Post, cerca de 98% dos dermatologistas desaconselham a utilização destes utensílios aparentemente inofensivos.
J. Matthew Knight, do Knight Dermatology Institute, explicou ao mesmo meio que ao usar estas esponjas para lavar e esfoliar a pele, as células mortas libertadas vão ficar presas nas copiosas camadas de material da esponja e, pior, ao deixar a esponja no “ambiente quente, húmido e sujo do chuveiro, as bactérias, os fungos e os bolores iram crescer num sopro”.
Em poucas horas estas bactérias e fungos multiplicam-se na sua esponja e pode ser particularmente perigoso usá-la depois de se barbear ou depilar, pois estes germes podem entrar nos poros ou feridas abertos e provocar infeções e problemas de pele.
Portanto, esfregar o seu corpo com uma esponja é quase como esfregá-lo com uma bola de germes.
Mas se ainda não está preparado para abdicar da sua esponja de banho, os especialistas aconselham a enxaguar muito bem a esponja depois de cada utilização e a secá-la longe da humidade da casa de banho.
E deve substituí-la a cada três meses a quatro meses – ou mais cedo se começar a cheirar mal.
Imagem: iStock
Sem comentários: