Tem uma caneca no trabalho? Saiba porque a devia lavar em casa


Passá-la por água ou lavá-la com a esponja ‘comunitária’ ao fim do dia não é suficiente.

Ter uma caneca para beber café, chá ou água no café é uma ótima forma de poupar o ambiente de mais copos de plástico ou papel desnecessários, mas pode não ser uma opção muito amiga da saúde.
Passar a caneca por água ao fim do dia não é suficiente para poupar a sua saúde.
Charles Gerba, professor de microbiologia ambiental na Universidade do Arizona disse à Men’s Health norte-americana: “há colónias de germes a viver na sua caneca favorita”.
Contou que 20% das canecas que as pessoas costumam ter na secretária do trabalho têm bactérias fecais, e 90% estão cobertas em outros germes, segundo o estudo que o próprio especialista fez.
Mas porquê? O professor Charles Gerba explicou que num escritório, muitas pessoas tendem a passar as canecas por água, ou então a lavá-las com esponjas ou escovas cheias de bactérias que são partilhadas por todos, em vez de as lavar em máquinas da loiça.
As bactérias presentes na esponja ou escova passam para a caneca e podem aí viver durante cerca de três dias.
Levara sua caneca ou garrafa todas as tardes/noites para casa e lavá-la com água bem quente ou na máquina de lavar loiça é a melhor forma de evitar estar sempre a beber de uma caneca ou garrafa cheia de germes.



Imagem: iStock

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.