Singapura condena blogger por incitar ao ódio religioso na internet


Um tribunal de Singapura condenou hoje o blogger Amos Yee, de 17 anos, a um mês e meio de prisão por incitar ao ódio religioso na internet, uma sentença condenada pela organização Human Rights Watch (HRW).

Yee, que também tem de pagar uma multa de 2.000 dólares de Singapura (1.300 euros), declarou-se culpado pela publicação de várias mensagens no Facebook e no Youtube contra o cristianismo e o islão, segundo o jornal Straits Times.
O procurador-adjunto Hon Yi afirmou que o adolescente, que já fora condenado por injúrias no ano passado, atacou "cinicamente" os sentimentos religiosos para ganhar atenção e acrescentou que, apesar de jovem, é suficientemente maduro para ser responsável pelos seus atos.
N. Kanagavijayan, advogado de Yee, disse que o seu cliente, que arriscava uma pena máxima de três anos de prisão, admitiu a sua culpa e mostrou arrependimento por ter ofendido cristãos e muçulmanos com as suas mensagens nas redes sociais.
Contudo, a sentença mereceu críticas por parte da HRW, com a organização de defesa dos direitos humanos a considerar que viola o direito de expressão.
"Ao julgar Amos Yee pelos seus comentários -- independentemente de quão escandalosos possam parecer --, Singapura persegue uma estratégia que viola claramente o direito de expressão", observou, em comunicado, o subdiretor da HRW para a Ásia, Phil Robertson.

Imagem: iStock

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.