Porque é que há pessoas que falam durante o sono?
Especialistas destacam que não há motivo para alarme e apresentam explicações possíveis para o fenómeno.
Em resposta à dúvida de um leitor, o Dr. Manny Alvarez explicou na Fox News que vários estudos mostram que falar durante o sono é “completamente normal”. “Particularmente em homens e crianças”, sublinhou.
E este ‘hábito’, apesar de inconsciente e de poder incomodar a pessoa com quem partilha o quarto, é “inofensivo”.
Por vezes o que diz durante o sono pode referir-se a eventos passados ou a experiências mas, como refere o especialista, na maior parte das vezes “não faz qualquer sentido”.
A boa notícia, destaca, é que geralmente estes acontecimentos só duram um pequeno período de tempo.
Shelby Harris, diretora do Behavioral Sleep Medicine Montefiore Medical Center, diz que o stress, a ansiedade e a depressão, bem como o uso de drogas, o consumo de álcool, a febre ou a provação de sono pode despoletar e até agravar estes eventos.
Explica que falar durante o sono também pode ser um sintoma de distúrbios do sono como apneia do sono, sonambulismo, pesadelos e REM (Rapid eye movement, ou, em português, movimento rápido dos olhos). Em casos muito graves pode também estar ligado a convulsões durante a noite.
Ressalva que é algo “inofensivo” mas se lhe acontece várias vezes por semana e é algo que o está a incomodar a si ou ao seu companheiro, considere ir consultar um especialista do sono.
Imagem: iStock
Sem comentários: