O que é a intolerância à lactose e como detetá-la. Desfaça dúvidas

Ao contrário das alergias alimentares, as intolerâncias podem ser bem difíceis de detetar.

Ao contrário das alergias alimentares, as intolerâncias podem ser bem difíceis de detetar.

Quando tem alergia a um alimento geralmente é bastante óbvio: quanto mais come aquele alimento, mais os seus lábios e língua incham, sente comichão ou tem uma reação ainda pior, mas uma intolerância à lactose pode ser bastante difícil de detetar.
E pior, pode aparecer do nada depois de ter passado anos a apreciar leite, queijo e outros derivados sem qualquer problema – mais uma vez ao contrário das alergias alimentares que por norma são detetadas na infância e duram para toda a vida.
Para ajudar a perceber melhor em que é que consiste a intolerância à lactose e quais os sintomas que o podem ajudar a detetá-la a revista Self destaca o que deve ter saber.
A intolerância à lactose é bastante comum e significa que o seu corpo não consegue produzir suficiente ou nenhuma das enzimas da lactose, o que faz com que seja mais difícil processar a lactose – o açúcar encontrado nos produtos lácteos.
Michelle Cohen, gastroenterologista norte-americana, conta à Self que os intolerantes à lactose não nascem necessariamente com esta condição, até porque é mais provável que ela surja à medida que se vai envelhecendo. A especialista explica que isso se deve ao facto de com a idade produzirmos cada vez menos enzimas.
Os principais sintomas desta condição são: barriga inchada, gases, dor abdominal e diarreia. E estes são os sinais que o corpo dá de que, como não tem a enzima para ‘quebrar’ a lactose, as bactérias no seu intestino estão a interagir com ela, provocando fermentação.
A reação varia de pessoa para pessoa mas geralmente os sintomas surgem entre 30 minutos a duas horas após o consumo de produtos lácteos.
Apesar de existirem níveis diferentes de intolerância à lactose, há produtos lácteos que são mais toleráveis do que outros. É o caso do leitelho e dos queijos de leitelho, bem como queijos duros e envelhecidos (porque contêm menos lactose que o leite comum), e leite de cabra. Brunilda Nazario, editora médica da WebMD, diz que os produtos lácteos fermentados, como o iogurte e kefir também podem ser mais ‘amigos’ do seu estômago, porque este processo de fermentação ajuda a quebrar a lactose, e assim o seu corpo não tem de o fazer.
para confirmar se é intolerante à lactose ou não o melhor mesmo é deixar de consumir produtos com lactose durante uns e verificar se se sente ou não melhor.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.