Andar de montanha-russa pode ajudar a eliminar pedras nos rins
Mas é preciso seguir algumas ‘regras’ para que este tratamento pouco convencional funcione.
Acreditava se lhe dissessem que a forma mais fácil e menos dolorosa de se livrar das pedras nos rins era andar de montanha-russa?
Os médicos Marc Mitchell e David Wartinger também não acreditavam, mas depois de vários pacientes lhes terem garantido que bastava darem uma voltas na neste divertimento para conseguirem expelir as pedras sem qualquer dor eles decidiram testar a eficácia deste ‘método’.
Reuniram uma equipa de investigadores do College of Osteopathic Medicine da Universidade Estadual do Michigan, e prepararam-se para fazer o teste.
Como reporta o Daily Mail, os investigadores desenvolveram um modelo de rim impresso em 3D, encheram o modelo em silicone de urina e colocaram três pedras nos rins de tamanhos diferentes lá dentro em partes diferentes do rim.
Depois, já com o rim em mãos (a altura a que ele deveria ficar no corpo de uma pessoa), foram andar na Big Thunder Mountain Railroad, do parque Walt Disney World’s 20 vezes, depois foram andar mais 20 vezes na Space Mountain e depois mais 20 vezes na montanha-russa, sentando-se em diferentes pontos e em várias ‘carruagens’ em cada volta.
No final da experiência concluíram que as montanhas-russas estimulam realmente as pedras nos rins a sair e que sentar-se na carruagem do fundo pode ser a melhor aposta se se quer livrar das suas.
Se o cálculo renal estava na parte superior do rim, o sucesso do ‘tratamento’ era de 100%. Já as pedrinhas localizadas na parte inferior eram mais difíceis de eliminar, ainda assim saíam em 40% dos casos.
David Wartinger destaca que tendo em conta os resultados desta experiência, concluiu-se que “um passeio numa montanha-russa a uma intensidade moderada pode beneficiar alguns pacientes com pedras nos rins pequenas. Expelir uma pedra nos rins antes que ela atinja um tamanho obstrutivo pode evitar cirurgias e atendimentos nas urgências."
Imagem: iStock
Sem comentários: