A Peregrinação 2016 ao Santuário da Muxima pedem protecção do país de catastrófes naturais



Quiçama - A Igreja Católica em Angola solicitou, hoje, sábado, a intercessão da "Mamã Muxima" junto de Deus para proteger o país das catastrófes naturais, da fome, da guerra e a fazer com que a paz se consolide.




O pedido foi expresso pelo Bispo da Diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, quando presidia essa noite a Santa Eucaristia solene que marca a abertura da Peregrinação/2016 ao Santuário da Muxima, a decorrer até dia 4 de Setembro (domingo) sob o lema: “Mamã Muxima, Mãe da Misericórdia, rogai por nós”.


Expressou igualmente o desejo do pedido de que a Nossa Senhora da Conceição “Mamã Muxima” interceda junto do Senhor para que faça com que a fraternidade se fortifique e com que “nos tornemos, homens e mulheres, misericordiosos, como pai celeste é misericordioso”.

“Mamã Muxima, Mãe da Misericórdia, roga a Deus por nós”. Mamã Muxima, Mãe do Coração e de Misericórdia, dirija o seu olhar para esse mundo que vive de corrupção e do escagamento dos fracos sobretudo velhos e crianças. Munde onde a Justiça se mostra fraca para os poderosos e forte para com os fracos e onde tristemente campeã o racismo e a inveja corrói o relacionamento”, enfatizou Sua Reverendíssima Dom Joaquim Ferrereira Lopes.

Para o Bispo, o mundo está mergulhado no ódio, no abuso dos menores, na pornografia objecta, mesmo infantil, reduzindo a beleza e a grandeza do corpo humano a um mero objecto.

Considera que ninguém pode desesperar por causa dos seus pecados que geralmente são frutos da fraqueza humana, da debilidade dos filhos de Adão. Por isso, notou, “brandamos à Maria, nós pecadores, filhos de Eva, para que Maria volva os seus olhos misericordiosos para nós que gememos e choramos nesse vale de lágrimas”.

A missa foi assistida por milhares de peregrinos, sacerdotes e por uma delegação vinda da Arquidiocese do Brasil, o qual pretende depois levar para esse país sul americano uma réplica da imagem da Mamã Muxima. 

Pouco depois de missa solene de abertura, houve uma procissão da luz.

O programa das actividades de hoje, sábado, prossegue essa noite com adoração e vígilia até madrugada adentro.





Colaborador (s): Jairo Costa

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.