Mais de 800 produtos nacionais exibem selo "Feito em Angola"

Mais de 800 produtos nacionais exibem selo "Feito em Angola"

860 produtos nacionais, sobretudo alimentares, produzidos em diversas regiões do país já exibem o selo "Feito em Angola", atribuído pelo Ministério da Economia, desde 2012, altura em que foi lançado o programa. O facto foi avançado hoje, terça-feira, à Angop, pela coordenadora do programa  “Feito em  Angola”, Ana Celeste, referindo que  a  iniciativa  conta com 90 empresas associadas, entre  micro, pequenas e  médias  empresas.
 
Segundo  Ana Celeste, a meta  é  atingir  100  empresas  até  ao final deste ano de 2016, e para  isso,  estão a trabalhar  em  algumas  províncias  do interior,  onde  regista-se  o  surgimento  de  novas  empresas.

“Estamos a criar um grupo de apoio para atender as províncias com uma massa considerável de empresas, como Benguela, Huíla e Namibe, onde  pretendemos  angariar  novas  empresas e  integra-las  ao programa”, afirmou Ana Celeste, sustentando que o programa  além  de Luanda  está representado em outras  regiões  do país, entre as quais, Cabinda, Uíge e  Zaire.
 
O número de candidaturas ao programa continua a crescer, e por esta altura, algumas empresas procuram melhorar a sua exposição ao Valor Acrescentado Nacional (VAN) de pelo  menos 50 porcento, na produção dos produtos, visto que algumas delas não reúnem requisitos para o efeito.
 
“Para um produto ser admitido ao programa precisa ter um Valor Acrescentado Nacional de pelo menos 50 porcento. Algumas empresas importam produtos e embalam no  território nacional, então, estes produtos não podem ser considerados nacionais, ou melhor  não  são feitos  em Angola”, pontualizou.
 
Sem avançar o número de empresas que solicitam adesão ao programa, Ana Celeste considerou ser “grande”  o impacto  desta  empreitada.
 
Quanto a aceitação dos produtos “Feitos em Angola” por parte dos consumidores nacionais, disse que hoje  grande parte das famílias angolanas têm “a sua mesa”, vários   produtos com a marca nacional, sobretudo neste momento em que o país procura diversificar a economia, para  reduzir os níveis de importação.
 
 Os incentivos para as empresas que aderem ao programa são diversos, desde  a utilização do logótipo do programa, acesso a formações quer  a nível local como  internacional, visibilidade em campanhas publicitárias, entre  outros  benefícios.
 
O programa  Feito  em  Angola  foi lançado  oficialmente a 18 de Maio de 2012, e insere-se nas medidas do Executivo, com vista a dinamização das micro, pequenas  e medias  empresas, promoção do empreendedorismo, criação de empregos e combate à pobreza,  através do fomento dos  produtos  e serviços produzidos  em  território  nacional.
 
O Executivo angolano definiu linhas estratégicas a longo prazo,  plasmada na estratégia  Angola 2025 que  identifica  eixos estratégicos  ligados à promoção  do desenvolvimento  sustentável, da estabilidade  macro-economica e erradicação da pobreza,  avançou a fonte.
 
" É no âmbito dessas  estratégias  e eixos prioritários que se insere  o programa  Feito  em  Angola, que abarca  as micro, pequenas  e médias  empresas, no quadro do Angola  Investe  que  engloba iniciativas  dessas”, concluiu





Fonte: Ango Notícias
Colaborador: Jairo Costa

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