Mais de 800 produtos nacionais exibem selo "Feito em Angola"
860 produtos nacionais, sobretudo alimentares, produzidos em diversas regiões do país já exibem o selo "Feito em Angola", atribuído pelo Ministério da Economia, desde 2012, altura em que foi lançado o programa. O facto foi avançado hoje, terça-feira, à Angop, pela coordenadora do programa “Feito em Angola”, Ana Celeste, referindo que a iniciativa conta com 90 empresas associadas, entre micro, pequenas e médias empresas.
Segundo Ana Celeste, a meta é atingir 100 empresas até ao final deste ano de 2016, e para isso, estão a trabalhar em algumas províncias do interior, onde regista-se o surgimento de novas empresas.
“Estamos a criar um grupo de apoio para atender as províncias com uma massa considerável de empresas, como Benguela, Huíla e Namibe, onde pretendemos angariar novas empresas e integra-las ao programa”, afirmou Ana Celeste, sustentando que o programa além de Luanda está representado em outras regiões do país, entre as quais, Cabinda, Uíge e Zaire.
“Estamos a criar um grupo de apoio para atender as províncias com uma massa considerável de empresas, como Benguela, Huíla e Namibe, onde pretendemos angariar novas empresas e integra-las ao programa”, afirmou Ana Celeste, sustentando que o programa além de Luanda está representado em outras regiões do país, entre as quais, Cabinda, Uíge e Zaire.
O número de candidaturas ao programa continua a crescer, e por esta altura, algumas empresas procuram melhorar a sua exposição ao Valor Acrescentado Nacional (VAN) de pelo menos 50 porcento, na produção dos produtos, visto que algumas delas não reúnem requisitos para o efeito.
“Para um produto ser admitido ao programa precisa ter um Valor Acrescentado Nacional de pelo menos 50 porcento. Algumas empresas importam produtos e embalam no território nacional, então, estes produtos não podem ser considerados nacionais, ou melhor não são feitos em Angola”, pontualizou.
Sem avançar o número de empresas que solicitam adesão ao programa, Ana Celeste considerou ser “grande” o impacto desta empreitada.
Quanto a aceitação dos produtos “Feitos em Angola” por parte dos consumidores nacionais, disse que hoje grande parte das famílias angolanas têm “a sua mesa”, vários produtos com a marca nacional, sobretudo neste momento em que o país procura diversificar a economia, para reduzir os níveis de importação.
Os incentivos para as empresas que aderem ao programa são diversos, desde a utilização do logótipo do programa, acesso a formações quer a nível local como internacional, visibilidade em campanhas publicitárias, entre outros benefícios.
O programa Feito em Angola foi lançado oficialmente a 18 de Maio de 2012, e insere-se nas medidas do Executivo, com vista a dinamização das micro, pequenas e medias empresas, promoção do empreendedorismo, criação de empregos e combate à pobreza, através do fomento dos produtos e serviços produzidos em território nacional.
O Executivo angolano definiu linhas estratégicas a longo prazo, plasmada na estratégia Angola 2025 que identifica eixos estratégicos ligados à promoção do desenvolvimento sustentável, da estabilidade macro-economica e erradicação da pobreza, avançou a fonte.
" É no âmbito dessas estratégias e eixos prioritários que se insere o programa Feito em Angola, que abarca as micro, pequenas e médias empresas, no quadro do Angola Investe que engloba iniciativas dessas”, concluiu
Fonte: Ango Notícias
Colaborador: Jairo Costa
Colaborador: Jairo Costa
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