Barril de Petróleo Brent esta acima dos 50 dólares




O Brent esta acima dos US$ 50,50, pela primeira vez em quase dois meses, dando sequência ao rali da commodity iniciado na semana passada. No intraday, o barril chegou a ser negociado em Londres acima dos US$ 51.
A commodity petróleo ganhou força na semana passada com a possibilidade de os países da Opep chegarem a um acordo no próximo mês para restringir a produção com o objetivo de elevar os preços. A renovação da esperança sobre um controle do mercado ocorreu após o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, indicar que o país estaria disposto a viabilizar o pacto.
Em Abril, na última reunião da Opep, o reino derrubou a proposta de controle do mercado defendida por alguns países do cartel ao impor que o Irã deveria limitar sua produção, assim como os demais países. O país persa, rival regional dos sauditas, já havia negado a participação já que buscava elevar sua produção aos níveis históricos após a suspensão das sanções ocidentais impostas por seu programa nuclear.
A limitação da produção poderá incluir também grandes produtores fora da Opep, como a Rússia, que declarou interesse em limitar a produção para elevar os preços. Alguns países do cartel, como a Nigéria se mostraram céticos em relação ao possível acordo.
O mercado ainda avalia o fato de a Arábia Saudita elevar fortemente sua produção antes de o possível acordo. A produção do reino subiu para 10,55 milhões de barris/dia em junho, o que poderá fazer com que um possível acordo de congelamento da produção seja realizado próximo ao recorde de extração.



Fonte (s): tpa.sapo
Imagem (s): dinheirodigital.sapo
Colaboradore (s): Jairo Costa

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.