10 eventos astronômicos que ainda vão acontecer esse ano
Todos os anos acontecem milhares de eventos astronômicos como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios. E nesse ano de 2016, o céu já foi palco de vários eventos astronômicos, mas ainda existem eventos para acontecer até o final de dezembro.
Pensando nisso, nós fomos atrás do eventos que ainda estão para acontecer esse ano, desde chuva de meteoros a eclipse lunar, e temos a certeza que os fãs de astronomia vão adorar a nossa matéria. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com os 10 eventos astronômicos que ainda vão acontecer esse ano:
Agosto
1 – Chuva de meteoros Perseidas
Entre 13 e 14, poderá ser vista a maior chuva de meteoros do ano, a Perseidas, que ocorre a partir da constelação de Perseu e pode apresentar até 60 meteoros por hora. Apesar de o pico ser em 13 e 14 de agosto, será possível ver alguns meteoros entre o período de 23 de julho até 22 de agosto.
2 – Conjunção entre Vênus e Júpiter
Júpiter e Vênus ficarão visíveis no céu à noite no dia 27. Os dois planetas vão parecer estar bem próximos, com separação visual de apenas 0,06 graus. Esse fenômeno pode ser visto após o por do sol.
Setembro
3 – Eclipse Solar Anular
No dia primeiro de setembro poderemos ver um eclipse solar anular, que terá início na costa leste da África central passando por Gabão, Congo, Tanzânia, Madagáscar e terminando no Oceano Índico. O eclipse parcial será visível durante a maior parte do dia na África e no Oceano Índico.
4 – Netuno próximo a Terra
Em setembro, é a vez de Netuno estar mais próximo da Terra. Mesmo assim, a olho nu, só será possível visualizar um pequeno ponto azul. Para ver mais que isso, será preciso um telescópio.
5 – Eclipse Lunar
Já no dia 16, é previsto um eclipse lunar, que poderá ser visível em quase toda a Europa Oriental, Leste da África, Ásia e Austrália Ocidental.
Outubro
6 – Chuva de meteoros Draconid
Dia 07 de outubro, uma chuva de meteoros é produzida por grãos de poeira deixado por um cometa extinto. Serão mais de 40 meteoros “chovendo” por hora. Infelizmente, o reflexo da Lua vai bloquear o brilho da maioria dos principais meteoros. Mesmo assim, se você for muito paciente, poderá ver alguns traços depois da meia noite e em lugares escuros.
7 – Urano entra em oposição
No dia Já no dia 15, Urano ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra), e este será o melhor momento para nos vermos o planeta, porém, para que isso aconteça, é necessário observar de telescópios potentes.
8 – Chuva de meteoros Oriônidas
Entre 21 e 22, ocorre a chuva de meteoros Oriônidas. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas manhãs entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.
Novembro
9 – Chuva de meteoros Leonídas
A chuva de meteoros Leonídeas ocorre entre os dias 17 e 18. Este ano teremos um pico cíclico, onde centenas de meteoros podem ser vistos a cada hora. Para visualizar melhor e fenômeno, procure a constelação de Leão após a meia-noite.
Dezembro
10 – Chuva de meteoros Geminídas
Essa chuva de meteoros Geminídas acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro.Com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros, com até 60 por hora. O auge da chuva geralmente acontece entre os dias 13 e 14. A lua cheia poderá ser um problema para ver esse fenômeno, pois sua luz poderá esconder muitos meteoros com o brilho fraco. A melhor visualização poderá ser feita para o leste após a meia-noite, tudo isso olhando de um local escuro, é claro.
E aí amigos, ansiosos para os eventos astronômicos que acontecerão esse ano? Comentem!
FONTE(S) EBCSeu History
Sem comentários: